Ciência, inovação, cidadãos e território são as palavras chave do «aBEIRAr» cujo objetivo é aproximar a ciência e os cidadãos.
O projeto nasce do cruzar de objetivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, a Comunidade Intermunicipal, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior, e tem como missão promover o diálogo e envolvimento dos cidadãos (participação cívica) com a ciência e cientistas, despertando o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.
A primeira edição aconteceu em 2021, tendo percorrido os quinze concelhos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, numa sequência de três ciclos, cada um dedicado a um tema central para o território – Água, Céu, Rocha. Em cada um dos eventos, os participantes eram guiados num passeio interpretado pelo território, através da partilha informal de estórias e experiências por cidadãos e por convidados ligados a áreas da ciência e da literatura. O
segundo ciclo de eventos, que teve inicio no passado mês de novembro, decorre ao longo de quinze fins de semana, percorrendo todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, terminando em março de 2023.
Cada evento tem uma identidade própria enraizada no conhecimento, no património e na cultura local, sendo essa identidade que dá o mote às colaborações e atividades que acontecem. Através do cruzamento de saberes – tradicional, empírico, científico, académico, pretende-se explorar o território enquanto laboratório vivo e dar a conhecer a investigação e a inovação, numa colaboração entre a ciência e os cidadãos.

| |

| 
|